Um Apelo à Consciência - os melhores discursos de Martin Luther King

By Eudes Simões


Editado por Clayborne Carson e Kris Shepard

Ediora Zahar

Sinopse:
"Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se erguerá e experimentará o verdadeiro significado de sua crença", afirmou Martin Luther king, em um apelo à consciência de mais de duzentas mil pessoas reunidas na capital norte-americana, em 28 de agosto de 1963. Na ocasião, do alto do palanque instalado no Memorial Lincoln, o pastor via o horizonte, enquanto o obelisco do monumento a George Washington se refletia no espelho d'água a sua frente.

Martin Luther king via mais. Via um futuro de paz e prosperidade, no qual as leis se fariam valer. Um futuro em que negros e brancos pudessem sentar-se à mesma mesa, no Sul dos Estados Unidos ou em qualquer lugar do planeta.

Via um futuro de oportunidades e direitos iguais. Um futuro de respeito, solidariedade e fraternidade entre as pessoas. Via o sonho de uma outra vida em comunidade, sem discriminação, sem violência.

O que o leitor tem agora em mãos é a dimensão absolutamente transformadora das palavras do militante negro norte-americano, prêmio Nobel da Paz de 1964: alguém que desafiou o preconceito com fé e resignação. Uma coletânea dos principais discursos daquele que escolheu o amor como arma contra a injustiça.

Opinião do leitor:

Os discursos são introduzidos sempre por alguém que participou de alguma maneira do momento. São palavras sempre carregadas de muita emoção e força. Em apenas uma palavra: Inspirador!

1 comentários:

Unknown disse...

DJ CIDO. C.L.C., MUITO BOM... FORMIDAVEL.....

4 de fevereiro de 2011 às 18:14

Postar um comentário