Os Caminhos de Mandela. Lições de Vida, Amor e Coragem.

By Anônimo , In , ,


de RICHARD STENGEL
Editora Globo

O Autor escreve sobre o exemplo de vida de Mandela, contando suas ações e escolhas durante toda sua história pessoal e pública. Envolvido com o cotidiano do Sul-Africano, e com a produção de sua Autobiografia, Richard Stengel nos demonstra quando Mandela é mais político e quando é mais homem, assim como as lições que absorveu com as experiências de sua história e, principalmente, seu constante apreço pelo perdão.
Stengel procura demonstrar que o principal dom de Mandela é a bondade e que este apenas reflete no surgimento de novas qualidades. Percebe-o como um homem que se julga comum, mas que evidentemente possui diferenças de percepção sobre o contexto em que vive. Um homem à frente do seu tempo.
O livro conta sobre um Mandela que busca coragem, que toma atitudes políticas por instinto por um determinado tempo e por razão quando mais maduro, que magoa a família como pai, esposo, quer o melhor para África do Sul, calculista, inteligente, que busca a felicidade. Um Mandela meio homem, meio herói. O BOM Mandela.

Opinião do Leitor:
O livro é maravilhoso. Um outro lado de Mandela é apresentado aos leitores, que ficam apaixonados, como o próprio Autor, pelo líder político. Os juízos de valores sobre Mandela e a proximidade emotiva com o mesmo não prejudicam o enredo, pelo o contrário, o completam ainda mais por percebermos o lado humano de Mandiba.
As experiências de vida de Mandela impressionam, estimulam a acreditar que o Mundo mudará um dia, que pessoas como ele estão aqui presentes ao nosso lado e que em algum momento elas irão surgir e começarão a mudar nossas vidas, deixando para nós uma esperança, mas também a necessidade de continuarmos o trabalho.
Uma das lições mais interessante sobre ele no livro é “Mandela era tolerante a tudo, exceto à intolerância”. O homem que um dia foi apenas uma número “46.664”, e que hoje é uma referência de solidariedade, perdão, vontade e ação para todas as civilizações do Mundo.

2 comentários:

Carol Hug disse...

Começo e leitura hoje. Depois quero ler a biografia dele. Obrigada para opinião calorosa. Eu quero ser uma dessas pessoas que contribuem para um mundo melhor. Me falta atitude, mas me falta mesmo é tolerância. Espero perceber muito isso no livro. Abraços.

31 de janeiro de 2012 às 11:41
Unknown disse...

e um livro pra espirar o leitor e fazer refletir sobre ensinamentos e coragem de litar pela aquilo que acha certo

20 de outubro de 2013 às 01:16

Postar um comentário