Literatura e Política jornalismos em tempos de Guerra
de GEORGE ORWELL
Editora Zahar
Uma seleção de Artigos de Jornalismo, primeira parte do livro, e Artigos de Literatura, escritos por George Orwell, entre os anos de 1942 e 1948. Com perspicácia, na primeira parte do livro, o Autor demonstra suas agonias com o novo contexto político de um Mundo Bipolar. Temas como Censura, Cotidiano, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e até mesmo uma percepção de uma Índia aliada aos ingleses contra os japoneses são alvos de interpretações em artigos críticos que, por vezes, esclarecem nossas compreensões sobre o contexto do Mundo naquela época, e, em outras, demonstram as frustrações às aspirações de Orwell, que só o tempo poderia esclarecer mais tarde.
A segunda parte é composta de resenhas feitas pelo Autor sobre produções literárias da época, e o juízo de Orwell sobre as mesmas. Grandes pensadores criticados e questionados em seu próprio contexto. As dúvidas do Autor produzem aos leitores do periódico britânico Observer uma seleção de grandes cientistas sociais daquela época e ainda de brilhantes obras produzidas conforme as aspirações e frustrações do próprio tempo. Categórico, incisivo, o Autor não perdoa produções midiáticas, mas reverencia cada importância das obras em busca de um ponto positivo.
Opinião do Leitor:
Um livro excelente se percebermos o contexto histórico em que são produzidos os textos, e qualidade e gabarito do Autor. Somente após as 100 primeiras páginas partiu a reflexão da produção literária enxergada em seu tempo, o que tornou necessária a retomada de artigos anteriores para novas reflexões. Orwell demonstra suas mágoas com os sistemas vigentes e sua experiência de vida no Mundo, assim como sua satisfação com um modelo de democracia social: A Inglaterra.
Nas resenhas sobre os livros, muitas se tornam críticas de um especialista criterioso, e, por isso, o livro torna-se enfadonho em alguns momentos, mas é uma lição sobre história, política e literatura do Mundo naquele contexto. Os textos são produzidos entre 1942 e 1948, é natural que o Autor seja influenciado pelas realidades de seu tempo e contexto decepcionante em que estava situado, por isso algumas reflexões de Orwell que parecem óbvias só se encaixam com a devida proporção temporal, para que haja uma assimilação do leitor.
Um Mundo aos olhos de Orwell é uma boa observação. Uma excelente aprendizagem, um ótimo estudo. Um maravilhoso livro, no geral, mas que oscila entre momentos muito bons e momentos péssimos, o que pode provocar uma desistência da leitura.
0 comentários:
Postar um comentário