Pequena Enciclopédia para Descobrir o Brasil

By Anônimo , In , , ,

de MARGARET PRESSER
Editora Senac-Rio

A Autora sugere um livro sobre possíveis inquietações dos pesquisadores, estudantes e curiosos. Em forma de enciclopédia, conta a História do Brasil, seus Estados, personagens históricos e conceitos de palavras e temas constantemente utilizados pela historiografia, com o objetivo de simplificar uma posterior pesquisa do leitor.

Do “Acre” à “Vasco da Gama”, os capítulos estão distribuídos em ordem alfabética e são compostos pela evolução social, política, cultural e econômica do país, destacando os principais responsáveis por estes eventos e esclarecendo dúvidas simples dos leitores.

“Descobrimento”, “Negro”, “Monopólio”, são capítulos pertinentes, assim como outros para compreensão do que ocorreu no país desde a colonização até a atualidade. A partir da interdisciplinaridade entre História, Estatística, Geografia e outras disciplinas, a autora preenche as lacunas aparentes na historiografia dos livros didáticos, proporcionando uma nova fonte pesquisa.

Opinião do Leitor:
A autora desenvolveu uma narrativa simples, porém composta de um enorme conjunto de informações indispensáveis, para estudo e pesquisa, atingindo um público diversificado, característica (POSITIVA) dos autores de livros didáticos. Entretanto, por diversas vezes foi repetitiva ao citar os índices de mortalidade, analfabetismo, o que torna o texto enfadonho e só reafirma o caráter enciclopedista da obra.

É um livro essencial para pesquisadores, pois serve como ponto de referência, entretanto não pode, em hipótese alguma, ser fonte exclusiva. Para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio é excepcionalmente brilhante para coordenar o estudo cronológico, com pequenos capítulos e uma contextualização impressionante que singulariza e valoriza o trabalho da Autora.

O livro é perfeito para preencher a prateleira de um curioso, mas não desperta o interesse de terminá-lo no mesmo dia em que foi adquirido. É uma leitura simples, nem sempre agradável, mas extremamente útil.

Guilherme Santana

0 comentários:

Postar um comentário