A Família Frank que sobreviveu - uma saga da Segunda Guerra
de GORDON F. SANDER
Editora Zahar
Este livro escrito por Gordon F. Sander, jornalista, fotógrafo e historiador, filho de um sobrevivente do holocaustro, conta a história de duas familias judias alemães com o mesmo sobrenome que fugiram para a Holanda tentando escapar da onda nazista. Quando o exército de um doente mental chamado Hitler invadiu também esse refúgio, as duas famílias Frank, sem se conhecerem e sem jamais terem trocado palavra, tomam a mesma decisão: esconder-se. O desfecho dessas duas histórias tão parecidas, no entanto, é radicalmente diferente... Uma família sobreviveu e a outra, a de Anne Frank, foi denunciada e enviada para campos de concentração. Uma narrativa que combina emoção e rigor histórico, e rsgata não só a experiência da família mas o drama do Holocaustro na Holanda.
Uma história tão terrível de ser contada e de ser lida, porque nos perguntamos como um ser humano é capaz de tamanha brutalidade e monstruosidade, capaz de exterminar milhões de judeus que jogados à própria sorte sem ajuda de ninguém e de nenhum país, foram cremados, mortos à sangue frio pelas ruas, e em câmaras de gás. Um povo que suportou a fome, o frio, o isolamento e o medo, jovens, crianças, adultos, idosos, adolescentes, médicos, artistas, professores, lavradores, donas de casas, famílias inteiras dizimadas em nome de uma suposta limpeza étnica.
Virgínia Maura
1 comentários:
Nossa, despertou meu interesse de cara; a paixão pela história fascina o tema. Por outro lado, a simples narrativa disposta pela colaboradora me chamou atenção pelas brutalidades dos seres humanos, ainda que o holocausto pareça uma coisa tão distante de nós, as milícias presentes em nosso país me fazem sentir tão inseguros como aqueles que sofreram com o genocídio.
Postar um comentário