Os filhos dos outros

By Salve o planeta terra... , In , ,

de JOANNA TROLLOPE
Editora Record


Os filhos dos outros, romance de Joanna Trollope, uma das autoras mais populares do Reino Unido, autora de mais de 25 livros, explora os mitos, verdades e dificuldades do cotidiano das famílias modernas. Faz um retrato ao mesmo tempo sincero, perspicaz e delicado dos dramas, percalços e pequenas alegrias vividos pela mulher contemporânea. A família, como instituição, passou por mais transformações no último século do que em toda a História. O que antes durava " até a morte nos separe" hoje pode ser desfeito, dando aos cônjuges uma nova chance de buscar a felicidade. Em breve, segundos casamentos serão mais comuns que os primeiros, e o núcleo da família moderna passará a ser composto não apenas por pais e filhos, mas tabém por padrastos, enteados e meios-irmãos. Escrevendo com extrema delicadeza, numa leitura envolvente, a autora mostra-se uma notável observadora de detalhes psicológicos e familiares. Um livro bom de ser lido e para ser pensado.

11 de SETEMBRO e outras mentiras que nos contaram

By Anônimo , In , , ,

de DAVID HEYLEN CAMPOS
Editora Digerati

O livro dispõe de famosas teorias de conspiração e tem como objetivo despertar os leitores a diversos casos na história da humanidade, que não tiveram uma resposta definitiva e marcam até hoje dúvidas, questionamentos, sobre acontecimentos catastróficos e as possíveis conseqüências políticas, sociais, econômicas e militares do mesmo.
Com enfoque principal o Autor analisa as diversas teorias propostas por leigos e estudiosos sobre a tragédia de 11 de setembro, que assustou a humanidade e recolocou em foco a impossibilidade de conter o terrorismo. Mas o interesse do Autor é demonstrar a falibilidade das versões oficiais sobre o acontecimento, através de estudos sobre a rigidez da estrutura, fotos de projéteis alheios anteriores ao impacto das aeronaves, carros abandonados em aeroportos, passaportes encontrados em meio a uma gigantesca quantidade de escombros, assim como a precisão das manobras executadas pelos aviões.
Mais que criar teorias o Autor estuda essas teorias, toma conhecimento e tira conclusões, mas sempre delimitando sua capacidade de esgotamento do tema e demonstrando que cabe aos leitores a busca por suas próprias teorias. Entre os temas mais marcantes JFK, Luther King, 11 de setembro, Marte, Fluoração. Novidades que nos assustam e nos deixam cada vez mais desconfiados dos produtores de Estórias do Mundo.

Opinião do Leitor:
Sem precisão científica, no mínimo produz uma inquietação ao leitor. Apesar do Autor não demonstrar na maior parte de suas inquietações quais seriam as respostas com as quais se identificava, ele produz ao leitor o interesse pela busca de novas informações e produção de novas teorias, principal objetivo por ele delimitado.
Para um historiador ao mesmo tempo em que são perceptíveis as evidências para o questionamento das versões oficiais apresentadas por Governos e Estados, as teorias de conspiração não são as mais indicadas para começar um estudo científico aprofundado, mas instigam.
Entre as que mais confundem a cabeça dos leitores, destaco o próprio 11 de setembro, Luther King, JFK, estes talvez sejam os três textos mais conexos de informações, assim como da ausência de informações que provocam o leitor ao desespero e por vezes a certeza da produção de provas que inebriam um conhecimento da humanidade sobre o real acontecido na História.
Sem dúvida um livro marcante, excelente. Destaque para as frases que iniciam os capítulos, suavemente brilhantes.

A Família Frank que sobreviveu - uma saga da Segunda Guerra

By Salve o planeta terra... , In , , , ,

de GORDON F. SANDER
Editora Zahar

Este livro escrito por Gordon F. Sander, jornalista, fotógrafo e historiador, filho de um sobrevivente do holocaustro, conta a história de duas familias judias alemães com o mesmo sobrenome que fugiram para a Holanda tentando escapar da onda nazista. Quando o exército de um doente mental chamado Hitler invadiu também esse refúgio, as duas famílias Frank, sem se conhecerem e sem jamais terem trocado palavra, tomam a mesma decisão: esconder-se. O desfecho dessas duas histórias tão parecidas, no entanto, é radicalmente diferente... Uma família sobreviveu e a outra, a de Anne Frank, foi denunciada e enviada para campos de concentração. Uma narrativa que combina emoção e rigor histórico, e rsgata não só a experiência da família mas o drama do Holocaustro na Holanda.
Uma história tão terrível de ser contada e de ser lida, porque nos perguntamos como um ser humano é capaz de tamanha brutalidade e monstruosidade, capaz de exterminar milhões de judeus que jogados à própria sorte sem ajuda de ninguém e de nenhum país, foram cremados, mortos à sangue frio pelas ruas, e em câmaras de gás. Um povo que suportou a fome, o frio, o isolamento e o medo, jovens, crianças, adultos, idosos, adolescentes, médicos, artistas, professores, lavradores, donas de casas, famílias inteiras dizimadas em nome de uma suposta limpeza étnica.

Virgínia Maura

Nelson Mandela - Uma Lição de Vida

By Anônimo , In , , , ,

de JACK LANG
Editora Mundo Editorial

O livro conta a história de um dos maiores líderes político da contemporaneidade. Desde sua adesão à participação no movimento de resistência ao apartheid (sistema de segregação racial praticado na África do Sul), sua prisão, liberdade e por fim sua chegada à presidência da África do Sul.
A narrativa da obra apresenta o impressionante Mandela, ou Mandiba (como era chamado por seus correligionários) em suas características mais louváveis, transformando a luta dos negros da África do Sul, de uma simples guerra civil à uma conquista de direitos e liberdades fundamentais, apresentando ao Mundo a arte de exercer política.
O último ato, O rei Nelson, expõe à chegada de Mandela a presidência da África do Sul e a assim como suas ações e reações políticas com os sul africanos e com o Mundo. Entre os anexos; “Estou disposto a morrer (Declaração de Mandela no banco dos Réus no julgamento de Rivônia); Discurso de Mandela na entrega do Nobel da Paz; e o emblemático discurso no dia de sua libertação.

Opinião do Leitor:
“No livro “Uma lição de vida”, de Jack Lang, percebemos claramente a luta de Mandiba contra o apartheid e a evolução cultural de um homem, que compreendeu a melhor forma de conquistar seus direitos estava na força de suas palavras, assim como na convicção de seus pensamentos, e não em armas devastadoras. A conquista dos direitos fundamentais pela simples vontade de viver. Não bastou apenas ser igual a todos, mas seria fundamental aceitar a todos.” (http://guilhermessantana.blogspot.com/2010/03/perdao.html)
O livro é excelente, aproxima o inatingível Mandela dos leitores e nos faz refletir sobre nossas ações. Se mudar o Mundo parece uma coisa impossível, Mandiba faz parecer apenas um simples obstáculo que pode ser superado com muita disposição, vontade e principalmente; crença no ser humano.
Guilherme Santana

Travessuras da menina má

By Vera Martins , In ,

de MÁRIO VARGAS LLOSA
Editora Alfaguara Brasil

Neste livro de 2006, do jornalista, dramaturgo, ensaísta, crítico literário e também político (já concorreu a presidência do Peru), Mário Vargas Llosa surpreende.

Levemente autobiográfico, o romance conta a história de duas pessoas que se conhecem nos anos 50 ainda adolescentes e tem as suas vidas permeadas de novos encontros ao longo de mais de 30 anos. Loucamente apaixonado pela misteriosa Lily, o “bom menino” Ricardo, vive as voltas com as suas traduções (o personagem é um tradutor) e o desejo de realização de seu amor adolescente.

No cenário dessas vidas que se cruzam está os acontecimentos políticos e sociais que marcaram as idéias e os costumes das décadas de 50, 60, 70 e 80.

OPINIÃO DO LEITOR
Um livro excitante e interessante!

Com uma narrativa envolvente, pouco a pouco o leitor irá conhecendo as personalidades dos personagens principais, que também nos apresentam novos personagens que de forma inteligente foram concebidos, pelo autor, como arquétipos de cada década.
Não é um thriller, mas, mesmo assim não dá para parar de ler. O cenário conta com várias cidades européias e asiáticas, entretanto, o amor do personagem Ricardo por Paris, deixa no leitor a vontade de viver Paris.
A trama central do romance em torno dos encontros e desencontros entre o "bom menino" Ricardito e a "menina má" que como as décadas que mudam, também muda sempre de nome e de personalidade nos leva a rever nossas perspectivas em torno do amor e do desamor. Afinal, qual a verdadeira face do amor? Eu recomendo o livro!

Direito De Para Todos

By Anônimo , In , ,


de CARMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA
Editora Fórum

Nesta obra da Ministra do STF Carmem Lúcia Antunes Rocha, é perceptível o compromisso com os Direitos Fundamentais dos cidadãos inerentes a pessoa e manifestos na Constituição da República, na Declaração dos Direitos Humanos, no Código Civil Brasileiro e presente, ainda, nos costumes, ética e moral da sociedade brasileira.
Através de exemplos do cotidiano da sociedade brasileira, sem privilegiar qualquer segmento social, a ministra faz um paralelo entre os Direitos Fundamentais do homem e sua aplicabilidade em casos reais, comuns e rotineiros, demonstrando que a ciência do Direito se encontra mais próxima de nossa realidade do que podemos imaginar.
O livro “DIREITOS DE PARA TODOS” dispõe de grandes lições de Direitos Fundamentais, de respeito ao Direito inerente ao outro e principalmente de AMOR, identificando os dogmas com o caráter social da ciência em voga e proporcionando uma reflexão sobre o cotidiano e as relações jurídicas originárias do mesmo.

Opinião do Leitor:
A obra é de imenso valor literário e científico, mostra que qualquer ciência, até mesmo o Direito, pode ser compreendida de forma simples, aproximando o leitor de um tema que muitas vezes pode ser considerado enfadonho. A utilização de uma linguagem coloquial facilita o entendimento e a reflexão do mais leigo sobre Direito e desmitifica a necessária produção acadêmica de linguagem rebuscada oferecida pelos doutrinadores da área.

A autora apresenta com brilhantismo uma obra suave, prazerosa e reflexiva, que instiga desde os mais leigos até os pesquisadores mais atentos a escrever de uma nova forma, a atingir um leque mais abrangente, não restringindo a produção científica aos pares. Aproxima a sociedade ao Direito, e desperta a necessidade de AMAR o próximo, para que a sociedade possa compreender os limites inerentes a cada um e assim possa respeitá-los. Nas palavras da Ministra: “Se o amor não se multiplica e se partilha na humanidade, pesa demais a um ser amado.

Guilherme Santana

O Símbolo Perdido

By Eudes Simões , In , , ,

de DAN BROWN
Editora Sextante

É a mais nova aventura do Professor de Iconografia e Simbologia da Universidade de Harvard, Robert Langdon. Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus conhecimentos de simbologia e sua habilidade para solucionar problemas. Em 'O Símbolo Perdido', o professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.

Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.

Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana - o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico.

O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.

Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Nesse livro, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de artes, desafiando-o a abrir a mente para novos conhecimentos.

Opinião do leitor:
É um livro interessantíssimo, de narrativa envolvente e com temas estimulantes. Além da trama policial quase eletrizante, ele trás questinamentos sobre como a mente humana é capaz de alterar o mundo físico e como as palavras e símbolos vêm modificando o seu significado ao longo do tempo.

O ponto forte, pra mim, é a forma com que ele desvenda diversos mistérios obscuros, mostra como todos os conhecimentos necessários para atingirmos um grau mais elevado de consciência já foram postos há milênios, e porque alguns deles não podem ser revelados tão claramente.

Como diria a personagem Katherine: é a ciência da fé.

Eudes Simões.

Pequena Enciclopédia para Descobrir o Brasil

By Anônimo , In , , ,

de MARGARET PRESSER
Editora Senac-Rio

A Autora sugere um livro sobre possíveis inquietações dos pesquisadores, estudantes e curiosos. Em forma de enciclopédia, conta a História do Brasil, seus Estados, personagens históricos e conceitos de palavras e temas constantemente utilizados pela historiografia, com o objetivo de simplificar uma posterior pesquisa do leitor.

Do “Acre” à “Vasco da Gama”, os capítulos estão distribuídos em ordem alfabética e são compostos pela evolução social, política, cultural e econômica do país, destacando os principais responsáveis por estes eventos e esclarecendo dúvidas simples dos leitores.

“Descobrimento”, “Negro”, “Monopólio”, são capítulos pertinentes, assim como outros para compreensão do que ocorreu no país desde a colonização até a atualidade. A partir da interdisciplinaridade entre História, Estatística, Geografia e outras disciplinas, a autora preenche as lacunas aparentes na historiografia dos livros didáticos, proporcionando uma nova fonte pesquisa.

Opinião do Leitor:
A autora desenvolveu uma narrativa simples, porém composta de um enorme conjunto de informações indispensáveis, para estudo e pesquisa, atingindo um público diversificado, característica (POSITIVA) dos autores de livros didáticos. Entretanto, por diversas vezes foi repetitiva ao citar os índices de mortalidade, analfabetismo, o que torna o texto enfadonho e só reafirma o caráter enciclopedista da obra.

É um livro essencial para pesquisadores, pois serve como ponto de referência, entretanto não pode, em hipótese alguma, ser fonte exclusiva. Para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio é excepcionalmente brilhante para coordenar o estudo cronológico, com pequenos capítulos e uma contextualização impressionante que singulariza e valoriza o trabalho da Autora.

O livro é perfeito para preencher a prateleira de um curioso, mas não desperta o interesse de terminá-lo no mesmo dia em que foi adquirido. É uma leitura simples, nem sempre agradável, mas extremamente útil.

Guilherme Santana