O Profeta

By Anônimo , In

de Gibran Khalil Gibran
(é possível encontrar por várias editoras)

Sinopse:

O Profeta começa com a chegada do navio que deveria reconduzir Al Mustafá à sua terra natal. Do alto do monte ele o vê por entre as brumas e a sua imensa alegria se mistura à grande tristeza de deixar a cidade de Orphalese. E quando entrou na cidade o povo inteiro o recebeu chamando o seu nome em altas vozes, passando de boca em boca, que vira o seu navio no mar. E os anciãos lhe pediram, não nos deixes ainda... Al Mustafá se dirige à praça do mercado, e todos um a um vão lhe pedindo para ficar. E pediram-lhe para os ensinar ainda e ele começou dizendo: Povo de Orphalese, o que poderia lhes falar senão do que está agora movendo dentro de vossas almas?

E assim vai descortinando a beleza das idéias sobre os filhos, a dádiva, a religião, o prazer, o amor, o trabalho e muito mais. Em O Profeta cada idéia se revestindo de uma imagem transforma-se em parábola, envolvendo o livro numa atmosfera de enlevo e encantamento, marcada pela melodia das frases.

Khalil Gibran nos convida a nos tornarmos pessoas verdadeiras, dignas de sermos chamadas filhas do Altíssimo! Ele coloca a própria alma sensível nessa obra, fazendo o reencontro do homem com o que ele tem de melhor em si mesmo.

Opinião do Leitor:

Livro pequeno(120 páginas no máximo) de pura sensibilidade. Abordando temas do nosso cotidiano como Amor, Filhos, Comer e beber, Alegria e Tristeza, Crime e castigo, Liberdade, Morte, entre tantos outros, é praticamente, tal como a bíblia para muitos, um guia filosófico e comportamental.
Em confronto à cara de um livro de auto-ajuda, ele ultrapassa, já nas primeiras páginas o limite da escrita demagógica, e exibe de cara limpa, um brilhante modelo de respeito e retidão. A escrita em terceira pessoa age de forma a não dar ao leitor a idéia de certeza absoluta, mas de lógica quanto ao bem viver.
Este, sim, considero leitura obrigatória.

O Enigma do Quatro

By Anônimo , In , ,

de Ian Caldwell; Dustin Thomason
Editora Planeta

Sinopse:

Um misterioso manuscrito codificado, assassinatos violentos e os segredos de um príncipe da Renascença se entrecruzam em um labirinto de traição, loucura e genialidade em 'O Enigma do Quatro'. Com riqueza de detalhes, o livro é baseado na decifração do Hypnerotomachia Poliphili, um dos mais obscuros textos da cultura renascentista. Dele sobraram menos cópias do que da Bíblia de Gutemberg. Os estudiosos continuam a discutir a identidade e intento do autor do Hypnerotomachia, Francesco Colonna, igualmente enigmático. Somente em dezembro de 1999, quinhentos anos depois da impressão do texto original, e meses depois dos eventos descritos em 'O Enigma do Quatro', apareceu a primeira tradução completa do Hypnerotomachia.

Opinião do Leitor:

Reli o livro quatro vezes até a metade, para ,só então , concluí-lo. A temática "jovem" atrai à primeira vista: mistérios, cenas de morte, assuntos relacionados à maçonaria, aventuras de jovens universitários apaixonados por aventura, gente correndo sem roupa(só lendo pra entender *risos*).. tudo pra ser uma jóia de leitura. Até que chega a um ponto em que os autores se "embananam" no curso da história, parecendo estar mais perdidos do que as personagens, o que faz o livro tornar-se monótono entre os 50 a 80% do livro.
Essa é a parte ruim.
Parte boa: Pegue um marca-texto e pequenos pedaços de papel, porque o livro está recheado de referências de leitura.
Não é um livro de leitura obrigatória, de forma alguma. Conversando com pessoas que leram constatei que Ou você Adora Ou você Odeia o livro, simples assim.
Mas como dito, se não sabe o que ler, renda-se a ele e anote as ótimas sugestões que ele tem a te oferecer.

Textos básicos sobre ética - de Platão a Foucault

By Eudes Simões

de Danilo Marcondes
Editora Zahar

Sinopse:

Essa antologia de textos sobre ética tem como objetivo pôr o estudante em contato direto com as idéias dos grandes pensadores. Em vez de o aluno "ouvir falar" ou "ler sobre" o que os filósofos pensam sobre o tema, terá oportunidade de lidar diretamente com os textos – de Platão a Foucault.

A presente seleção privilegiou passagens onde se encontram as principais idéias da tradição filosófica sobre ética - além de ter contado com a experiência de mais de vinte anos de magistério do professor Danilo Marcondes.

Elaborado para utilização didática, o volume está organizado da seguinte forma:

• uma introdução para cada filósofo;
• um comentário que situa cada trecho escolhido no contexto da obra original, destacando sua importância e indicando seu enfoque central;
• finalizando cada seção, uma série de questões e temas para discussão em sala de aula, e indicação de leituras complementares.

Textos básicos sobre ética vem fazer par com o amplamente adotado Textos básicos de filosofia, que traz os conceitos-chave e argumentos centrais da tradição filosófica ocidental. Também de autoria de Danilo Marcondes, Iniciação à história da filosofia orienta o leitor nos caminhos da matéria. Juntas, essas obras constituem um aparato didático de valor inestimável para professores e alunos.

Opinião do leitor:

É um livro muito didático. A seleção dos principais textos filosóficos, bem como os comentários do autor nos guiam pelo mundo do pensamento que constrói a moral e a ética de diversos povos.

Destaque especial: aos belos diálogos de Sócrates, descritos por Platão; ao livro Ética a Nicômaco, de Aristóteles; ao diálogo sobre o livre arbítrio, de Santo Agostinho; e ao texto de Weber sobre a política como vocação.

Pra quem gosta de filosofia, eu recomendo!